domingo, 11 de setembro de 2011

Outros verões 11 de Setembro de há 10 anos

Um dos dias mais trágicos de sempre, hoje, recordado 10 anos depois. Tal como hoje, a 11 de Setembro de 2001 não estava nenhum navio de cruzeiros no porto do Funchal.
O paquete alemão Hanseatic havia largado na noite anterior rumo ao Porto Santo, onde esteve precisamente há 10 anos, a 11 de Setembro de 2001.
Em Nova Iorque, o dia de hoje, tal como há 10 anos, voltou a amanhecer com céu azul e um sol brilhante. Em Lower Manhattan, decorre uma emocionante cerimónia no Ground Zero, onde são ditos em voz alta os nomes das vítimas dos atentados de 11 de Setembro, ao som de um violoncelo, e lidos por quem perdeu os seus familiares e amigos. Às 8 horas e 46 minutos em Nova Iorque, fez-se um minuto de silêncio, marcando o momento em que há 10 anos o primeiro dos dois aviões sequestrados embateu propositadamente na torre sul do World Trade Center. Outros cinco minutos de silêncio fizeram-se para registar o embate do segundo avião no World Trade Center, na torre norte, o colapso de cada uma das torres, o ataque ao Pentágono, em Washington, e a queda de outro avião sequestrado que caiu em Shanksville.
Um dia triste que a todos nos deve fazer reflectir. Ainda me recordo desse dia. Acabara de viajar de Bruxelas para Lisboa após um cruzeiro no Splendour of the Seas ao Adriatico e ilhas gregas, com partida de Veneza. No aeroporto de Lisboa, todos olhavam para as televisões sem querer acreditar no que viam. O espaço aéreo de alguns países europeus encerrara por precaução, tal como nos Estados Unidos. Um dia infelizmente inesquecivel, 10 anos depois recordados em cerimónias que lembram um dos dias mais tristes da humanidade.

Sem comentários: